dicas para iniciar um blog de qualidade

30 Passos Importantes Para Iniciar Um Blog Com Alta Qualidade

Falar sobre passos importantes para iniciar um Blog Com Alta Qualidade é um assunto apaixonante. E por mais que o tempo passe sempre há algo novo para aprender, este é um assunto que não se esgota, afinal existe uma infinidade de coisas que podem ser tratadas em um Blog.

Separei neste artigo 30 passos que considero importantes para o início desta jornada fascinante que é a criação de Blogs, boa leitura!

blog de qualidade

Segue os 30 Passos Importantes Para Iniciar Um Blog Com Alta Qualidade

1 – A Escolha do Nicho

Um erro comum dos novos empreendedores é primeiro pensar no seu produto para depois analisar se alguém vai comprá-lo. E falo também de profissionais mais experientes, que já estão a algum tempo no mercado.

A lógica da venda é você primeiro definir o Nicho (Segmento ou Público com necessidades semelhantes), verificar o que este público precisa, e ai sim, criar um produto que ofereça o que eles desejam.

Outro ponto é que um Nicho é diferente de público alvo, é mais específico, vai mais a fundo sobre a necessidade que precisa ser resolvida.

Exemplos de Nicho:

  • Mulheres que querem emagrecer para o casamento;
  • Mulheres na primeira gestação;
  • Homens com mais de 40 anos que desejam curar a Diabetes;
  • Homens e mulheres com mais de 30 anos que desejam perder o medo de falar em público;
  • Mulheres com medo de baratas;
  • E muitos outros.

Perceba que um Nicho não é amplo como o público alvo… Por exemplo, mulheres que querem emagrecer é uma coisa, já mulheres que querem emagrecer especificamente para o casamento é algo bem mais direto.

2 – Identifique os problemas do seu Avatar (Persona)

Depois que você definir o Nicho você vai “criar” um(a) representante ideal para ele.

Algumas pessoas chamam de Avatar outras de Persona. Mas, o importante é criá-lo pensando nos detalhes do seu cliente, quanto mais informações você tiver, melhor. Principalmente porque o Avatar será  a pessoa que você vai comunicar-se para vender todos os dias com o seu blog.

Exemplo de Avatar ou Persona:

Nome: Alexandre;

Sexo: masculino

Idade: 45 anos;

Profissão: Gerente Administrativo;

Estado Civil: Desquitado;

O que é sucesso para o Avatar: Ter mais tempo com a família;

O que o Avatar vê: Como é o ambiente em que vive e trabalha?

O que o Avatar ouve: O que ouve em casa, indo para o trabalho e no trabalho?

O que o Avatar fala: Quais são os seus assuntos preferidos, o que fala quando está feliz ou triste, o que fala para si mesmo?

Quais são os sonhos mais secretos: O que ele deseja, mas não conta pra ninguém?

Outros detalhes…

Este é um exemplo que você pode adaptar ao Avatar que representa o público do seu Blog, quanto mais detalhes melhor para a sua comunicação.

escolher seu público

3 – Mostre como o seu Blog pode ajudar a resolver os problemas

Quanto eu falo em problemas quero dizer algo que incomoda em qualquer aspecto, por exemplo, “um item que  precisa comprar para a casa””, o “desejo de aprender a trabalhar com a internet”, “como escolher as melhores rodas para o carro”, “como melhorar a convivência com os filhos” ou “Como curar dores de cabeça”.

Sabendo o problema que deve ser resolvido… Você cria conteúdo no Blog que mostre o que deve ser feito para acabar com o problema, as visitas vão aumentando, o conteúdo vai sendo compartilhado e a cada dia o público do seu nicho aumenta.

4 -Qual o conteúdo do seu Blog?

O conteúdo do Blog, seja escrito, áudios, vídeos ou imagens deve tocar o visitante. Deve fazer com que ele entenda que ali está a solução para os seus problemas, mas você deve criar conteúdo seguindo algumas regras, veja abaixo.

  • Conteúdos de credibilidade

Estes são conteúdos que você deve mostrar o quanto conhece sobre o assunto que está tratando. Independente se você for um profissional da área ou se estudou para escrever sobre o assunto.

O importante é escrever com confiança e passar esta confiança para o visitante. Assim ele torna-se assíduo e sempre que pensar sobre o assunto vai direto para o seu Blog.

  • Conteúdo técnico

O conteúdo técnico fala sobre questões mais específicas, por exemplo, se você escreve sobre negócios online poderia criar um artigo com o nome, “Como Começar um Negócio Online Com Baixo Risco” ou “5 estratégias Para Começar a Vender Como Afiliado”, estes são os exemplos de conteúdos técnicos que geram muitas visitas.

O conteúdo técnico não precisa ser um manual chato de ler, pelo contrário, você deve fazer com que ele seja agradável e principalmente fácil de ler, pense sempre que o técnico é você, as pessoas que acessam o Blog estão ali para aprender.

  • Conteúdo para matar objeções

Sabe quando você vai comprar alguma coisa (online ou offline) e desiste porque algo não agradou?

Este “Algo não agradou”, provavelmente, foi alguma objeção encontrada, veja abaixo alguns exemplos de objeções.

  • “Eu preciso de mais tempo para pensar.”
  • “E se eu gastar meu dinheiro e não resolver o problema?”
  • “Está muito caro!”
  • “Quem é você para resolver o meu problema?”
  • “Não tenho tempo disponível para o curso.”
  • Outras…

Perceba que as objeções fazem parte do dia a dia das pessoas e você deve identificar quais são as principais objeções do seu Nicho e matá-las uma a uma, isso pode ser feito através de artigos, vídeos e outros conteúdos.

Um exemplo é chamar a atenção com o título do artigo, se você vai escrever um artigo para matar a objeção “Quem é você para resolver o meu problema?” , pode criar o seguinte título, “Quem sou eu e como eu posso ajudá-lo(a)” ou no caso da objeção “Não tenho tempo disponível para o curso.” pode ria ser, “Faça o curso em qualquer lugar no horário que quiser!”.

escreva um conteúdo de qualidade

5 – Blogger – Wordress.com – WordPress.org

Quando você começa a pesquisar o mundo dos Blogs encontra diversas opções para criar o seu, gratuitas e pagas, mas qual é a melhor?

Veja as diferenças

O Blogger ou Blogspot é uma das plataformas mais utilizadas e é da Google, só isso seria uma boa razão para usar esta plataforma, mas o Blogger está longe de ser profissional, principalmente pela falta de opções que apresenta em relação a Layouts e Plugins.

Vantagens: É grátis, pode usar o subdomínio “seudominio.blogspot.com” ou um domínio próprio “seudominio.com”, é da Google.

Desvantagens: Pouca opção para Layouts, Plugins e nunca será um espaço seu, sempre será da Google, podendo ser retirado do ar, caso a empresa decida fazer isso.

Assim como a plataforma Blogger também é gratuito, mas oferece algumas opções interessantes, uma delas é indicar o designer ideal quando você começa a criar o Blog, por exemplo, você criar um Blog de Saúde e a ferramenta vai direcionando você para os Layouts que mais se adequam ao assunto.

Vantagens: Pode usar o subdomínio “seudominio.wordpress.com” ou seu domínio próprio, “seudominio.com” , é grátis, aceita alguns plugins, tem planos pagos que aumentam o espaço disponível.

Desvantagens: Por ser grátis o serviço pode acabar sem aviso prévio, apenas 3 opções de planos, “Grátis” com 3 GB de espaço, “Premium” com 13 GB de espaço a $ 8,25 por mês (cobrado o valor total anualmente)  e “Business” com espaço ilimitado a $ 24,92 por mês,(cobrado o valor total anualmente).

Esta é a plataforma preferida dos Blogueiros profissionais e oferece muitos recursos interessantes.

  • É grátis, basta entrar no site wordpress.org e baixar, mas hoje a maioria das hospedagens já possui o wordpress.org em suas plataformas, é só clicar e instalar;
  • É de código livre, não existe uma empresa que pode acabar com o serviço, você baixou e instalou, é seu;
  • Possui uma infinidade de plugins (gratuitos e pagos) que você pode usar, novos são  criados constantemente;
  • Pode criar Blogs e Sites profissionais;
  • Possui uma infinidade de layouts (gratuitos e pagos) que você pode usar, novos são criados constantemente.

Vantagens: Sempre será seu, pode customizar como achar melhor, domínio e hospedagem próprias, pode mudar a aparência sempre que quiser, diversos plugins e layouts para usar.

Desvantagens: Precisa contratar um domínio e hospedagem, é necessário um certo conhecimento técnico.

6 – A importância do Nome do Domínio

Pense comigo, se está criando um Blog sobre carros, o que seria melhor, um domínio com o nome “coisasdavida.com” ou “carrosinteressantes.com” ?

Quando as pessoas estão pesquisando na internet a tendência em clicar em um site que o nome do domínio esta relacionado ao assunto tratado é maior, além do que colabora, e muito, com o SEO.

Gaste um tempo para a escolha do nome do domínio e não fique preso somente ao .com e .com.br , hoje existem diversas extensões, você pode usar também, .net, .net.br, .info, e outras, geralmente, quando você vai contratar o domínio a empresa já mostra todas as opções disponíveis.

7 – Hospedagem e Configuração

O fato de pagar uma Hospedagem não deve ser um problema para você, afinal existem muitas opções, com diversos preços.

Antes de contratar você deve verificar se a Hospedagem oferece o que você precisa, veja abaixo alguns itens necessários.

  • Boa capacidade de armazenamento;
  • Transferência ilimitada;
  • Painel de controle (O mais usado é o Cpanel);
  • Criação de contas de e-mails;
  • Mais de uma opção de hospedagem.

8 – Tudo começa nos títulos

Já antecipando o assunto sobre conteúdo vou falar um pouco da importância dos Títulos ou Headlines, pense comigo, eu já falei da importância dos nomes de domínios, mas com o tempo você vai criando artigos para o Blog e estes artigos precisam ser lidos.

O que faz uma pessoa clicar e ler o artigo é o Título, depois se o artigo entrega o que o Título promete é outra história, veja abaixo alguns exemplos de Títulos que você pode usar nos seus artigos.

  • Usar Dicas com “Números”, Ex: “7 Dicas Para Escolher um Mecânico”;
  • Usar o Como…, Ex: “Como acabar com as estrias em 1 mês”;
  • Usar termos que atraiam a curiosidade, Ex: “A Verdade  Sobre Negócios Online!”
  • Resolvendo Problemas, Ex: “O Que Fazer Quando o Cachorro Não Para de Latir.”
  • Guias, Ex: “O Guia Completo Para Trabalhar em Casa!”
  • Outros…

Você deve entrar na mente do visitante do Blog já pelo Título do artigo, fazer com que ele sinta necessidade de ler o seu conteúdo, por isso crie Títulos que correspondam com o que vai escrever, nunca engane o visitante do Blog.

9 – O Conteúdo deve ser memorável e “Viral”

Acabei de falar sobre os Títulos, mas se eles não estão de acordo com o conteúdo apresentado, você vai perder um seguidor.

As pessoas estão muito mais seletivas e não querem mais saber de enrolação, querem aprender, por isso o conteúdo deve ser excelente ao ponto do leitor sentir-se bem ao compartilhá-lo.

Veja algumas dicas para criar um conteúdo de qualidade

  • Crie uma pauta de conteúdo;
  • Consuma conteúdo de qualidade para criar novos conteúdos;
  • Conheça o seu nicho, no detalhe!
  • Estude, pelo menos, o básico sobre SEO;
  • Seja constante, crie em média 20 artigos por mês.

10 – É hora de pensar no Funil de vendas

O Funil de Vendas é o processo que conduz o cliente desde o início, quando ele toma conhecimento do produto, até o fechamento da venda.

Hoje se fala muito de Funis de Vendas, mas poucos usam da maneira correta ou mesmo sabem que ele existe, apenas ouviram falar.

O assunto é extenso e daria um artigo completo sobre ele, mas com os passos abaixo você já pode começar a pensar no Funil de Vendas do seu Blog.

  • Identifique onde o funil começa;
  • Crie estratégias para conduzir os Leads;
  • Não force a venda, cada um tem o seu tempo;
  • Crie uma sequência de vídeos e/ou artigos educando o Lead sobre o produto;
  • Se não comprou até o final da sequência, envie para outro Funil, por exemplo, uma lista só de clientes que não compraram;
  • Melhore sempre o conhecimento sobre as necessidades do seu nicho e aprimore o Funil de Vendas.

11- Os resultados aparecem, tenha calma

Não vou falar aqui sobre o porque não desistir, mas é importante que depois que definir um objetivo você siga até que ele de certo, você pode mudar algumas coisas, ir ajustando o Blog com o tempo, mas não pode parar.

Uma dica legal é definir uma meta para os resultados, mas não seja irreal, defina metas verdadeiras, por exemplo, para um Blog que pretende atrair clientes e vender algum produto, um bom prazo é de 3 a 6 meses, mas seja constante.

12 –  Ame o que você estiver fazendo

A construção de um Blog de Alta Qualidade precisa de dedicação e amor pelo o que está fazendo.

Você pode criar vários projetos e contratar redatores para criarem conteúdo nos Blogs, mas sempre vai existir aquele “especial” , geralmente o primeiro Blog, aquele que você dedica o seu tempo para cuidar da aparência e do conteúdo, fazendo com que ele melhore a cada dia.

13 – Espelhe-se nos melhores

Eu já comentei que você deve consumir conteúdo para produzir novos conteúdos de qualidade, por isso você deve sempre estudar sobre o que está produzindo, seja através de outros Blogs ou de livros.

Procure sempre os melhores e digo que os melhores nem sempre são empresas famosas, hoje existe muita gente boa na internet que cria conteúdos de altíssima qualidade, ou seja, as vezes um profissional, trabalhando sozinho, em casa ou em uma sala alugada pode criar conteúdo de altíssima qualidade.

14 – Conte histórias

O seu Blog deve falar do seu produto, caso seja este o caso, mas deve também falar de você.

A melhor maneira para ficar aparente no mercado em que atua, é contando histórias.

No início você já definiu o seu Avatar e as histórias que você contar não devem fugir do tema do seu Blog, na verdade a ideia principal é que você crie relevância com o seu nicho.

Você pode contar histórias dizendo como você começou a sua trajetória, as dificuldades e alegrias que passou, enfim, como chegou até onde está, escreva sempre pensando nas dores e alegrias do seu Avatar.

15 – Fique de Olho na Concorrência

As vezes os blogueiros ficam fechados em seus projetos e esquecem que existe uma concorrência, esteja sempre atento, visite outros Blogs que tratam do mesmo nicho que você.

Aprenda com os acertos e erros dos outros.

16 – A importância da Aparência

A aparência de um Blog envolve vários fatores, além das imagens e cores, envolve um pouco de tudo que já falamos até agora, abaixo eu criei alguns itens importantes e que fazem parte da aparência do Blog.

  • O seu conteúdo é bem feito e responde as dúvidas do seu nicho?
  • É baseado em imagens ou somente texto?
  • Caso necessário é fácil para fazer mudanças de imagens e conteúdos no Blog?
  • Os visitantes conseguem entrar em contato facilmente?
  • Ele é seguro, está hospedado em uma empresa de confiança?
  • As pessoas que visitam ficam maravilhadas com o conteúdo e com a aparência?
  • Deixam comentários?

17 –  Não dispense uma boa discussão

Sabe  qual é o problema dos blogueiros?

Eles desejam desesperadamente visitas no Blog, mas quando elas começam a aparecer e interagir com o Blog, simplesmente o proprietário não responde.

Veja bem…O que vai fazer o seu Blog continuar são as visitas que ele atrai, mas quando as pessoas são ignoradas não voltam mais, e pior falam mal de você nas Mídias Sociais.

Sempre responda a todos os comentários, seja no Blog ou nas Mídias Sociais.

18 – O E-mail ainda é a melhor maneira de chegar até o seu cliente

Não tem jeito, pode aparecer as melhores Mídias Sociais do mundo, Grupos, Plataformas e outras formas de interagir com as pessoas, mas nada supera o poder dos e-mails.

O e-mail continua sendo a melhor maneira para transmitir conteúdo, principalmente quando ele é voltado para venda, mas claro, sem Spam.

Quando as pessoas cadastram-se em um blog para baixar um e-book ou simplesmente para receber os novos artigos, significa que se interessam pelo seu trabalho e sabe que você vai comunicar-se com elas por e-mail.

O problema é quando os blogueiros criam uma estrutura fantástica, conseguem criar uma lista com mais de 1.000 contatos, mas não sabem o que fazer com eles, veja abaixo algumas dicas para um bom E-mail Marketing.

  • Nunca compre listas de e-mail;
  • Assim como nos artigos crie títulos que chamem a atenção;
  • Se a ferramenta de E-mail Marketing que estiver utilizando permitir, crie e-mails com o nome do Lead personalizado;
  • Faça testes A/B (Mandar mais de um e-mail sobre o mesmo assunto com aparência e/ou informações diferentes);
  • Trabalhe bem o auto responder, mas não abuse nos envios;
  • Envie Broadcasts sempre que tiver alguma novidade;
  • Deixe claro que o Lead pode sair da lista quando quiser através do link “Unsubscriber”
  • Crie uma “Isca Digital” para conseguir mais e-mails.

19 – Crie um E-book Gratuito com aparência profissional

A criação de um e-book profissional não significa que você deva criá-lo com 2.500 páginas, mesmo porque dificilmente as pessoas iriam ler, você deve criar algo que mate alguma objeção ou problema do Nicho.

Um e-book de umas 20 páginas com títulos do tipo, “Como Encantar as Pessoas e Fechar Vendas” ou “Perca 7 quilos em 15 Dias” estaria bom, caso você trabalhe com um destes nichos.

20 – Faça Vídeos

Os vídeos são a sensação do momento, falei muito aqui sobre a importância do conteúdo para o Blog, que deve criá-lo constantemente, entre outras coisas, mas conteúdo é tudo o que você pode criar, seja em texto, áudio, vídeo ou imagens.

É impossível falar de vídeos na internet sem falar do Youtube, a quantidade de vídeos que sobem para a plataforma diariamente é enorme e tem de tudo, desde pegadinhas até vídeos institucionais.

Uma excelente maneira para criar autoridade no seu Blog e consequentemente no seu canal do Youtube é criando vídeos falando sobre o seu negócio, as pessoas gostam muito porque é mais rápido consumir um vídeo do que conteúdo em texto.

Outra estratégia interessante é a integração de vídeo e texto, crie um post no WordPress, cole o link do vídeo e faça uma descrição sobre o assunto, abaixo do vídeo, ou transcreva o vídeo todo, esta estratégia tem gerado bons resultados.

21 – Grave Podcasts (Áudios)

Gravar Podcasts é interessante, principalmente porque tem pessoas que não tem tempo de ler artigos ou assistir vídeos, então você pode gravar um Podcast sobre o assunto, postar no Blog e deixar disponível para baixar.

22 – Encontre a sua voz!

Encontrar a sua voz significa criar um tipo de escrita ideal, que quando alguém ler já identifica que foi você que escreveu, o mesmo vale para a gravação de vídeos.

Para fazer isso eu volto a dizer que você deve consumir conteúdo de qualidade, no início você vai, muitas vezes sem perceber, escrever muito parecido com algum autor que você se identifica, mas depois de um tempo, automaticamente, você vai criando o seu próprio estilo, criando a própria sua voz.

23 – Escolha o seu local de Trabalho

Uma das vantagens de criar e iniciar um Blog com alta qualidade é que você pode trabalhar onde quiser, bastando ter um acesso à internet para postar os conteúdos do Blog.

Separei alguns lugares que você pode trabalhar na criação e manutenção do seu Blog.

  • Em casa
    Este é o lugar preferido para quem está começando a trabalhar com Blogs, afinal você não precisa sair, pegar um ônibus ou o carro e ir até o local de trabalho.É bom também para quem está começando e não pode arcar com os custos do aluguel de uma sala ou outros espaços.Você fica próximo a sua família.Uma das desvantagens é que você só tem a companhia das pessoas que estão na internet, não que isso seja ruim, mas algumas pessoas sentem a necessidade de ver, pessoalmente, outras pessoas durante o trabalho.Outra desvantagem é quando a sua família não entende o que você está fazendo e criticam o seu trabalho.
  • Coworking
    Esta é uma maneira interessante de se trabalhar com Blogs, são espaços onde várias pessoas encontram-se, independente de estarem na mesma empresa ou no mesmo projeto e pagam pelas horas utilizadas do local, geralmente utilizam o próprio Notebook. Estes espaços ainda estão com os preços muito altos, mas são mais baratos que uma sala comercial.
  • Salas comerciais
    Quando você já estiver faturando o suficiente com o seu Blog, talvez seja interessante alugar uma sala comercial, você pode trabalhar sozinho ou contratar alguém para ajudar.

24 – Isso não é um Hobby, é um trabalho!

Se você quer levar a sério o trabalho com Blogs deve entender que não é uma brincadeira, e sim, um trabalho sério.

Você e todo o conteúdo que criar ficarão conhecidos e o sucesso depende do seu profissionalismo, por isso se pretende criar um Blog, faça isso bem feito, a internet não é para amadores.

isso é trabalho e não hobby

25 – Críticas constantes podem ser sinal de inveja!

Já comentei sobre a importância de responder aos comentários no Blog e nas Mídias Sociais, mas em alguns momentos você vai perceber que existem comentários que são somente para atrapalhar o seu trabalho.

Geralmente eles vem de pessoas que estão incomodadas com o seu sucesso e é fácil perceber, são comentários que você já respondeu de 1 a 4 vezes e mesmo assim continuam criticando o  seu trabalho, se este for o caso, ignore, no WordPress você pode configurar para que os comentários cheguem no Blog somente após a sua aprovação.

26 – A verdadeira mudança começa com uma decisão

Se você chegou até aqui é sinal que deseja começar ou já começou o seu Blog e talvez já tenha deparado-se com algumas, ou todas, as situações que comentei.

Mas caso ainda não tenha iniciado ou esteja com alguma dúvida, as vezes o que falta é tomar uma decisão, somente isso pode mudar todo o seu futuro e estilo de vida.

27 – Pare de comprar e comece a realizar!

A internet possui muitas oportunidades de treinamentos, alguns ótimos, mas o que importa aqui é o que você está fazendo com eles.

Não adianta você comprar um treinamento , assistir os primeiros vídeos e não fazer mais nada, entenda que o objetivo de criar um Blog e ganhar dinheiro na internet é seu, ninguém vai realizá-lo por você.

Então comece e termine o que começar!

28 – A recompensa é libertadora

Vou falar aqui por experiência própria, não tem nada melhor do que acompanhar os resultados positivos de um Blog e digo mais, no começo você tem a sensação de estar sozinho na internet, parece que ninguém vai acessar o seu Blog.

Depois de um tempo as coisas começam a acontecer, mais ou menos 3 meses, e a alegria é indescritível.

Não posso criar o Blog pra você o que eu posso fazer é continuar o meu trabalho, responder as suas dúvidas e torcer para que atinja os seus objetivos, esta é a minha maior alegria.

29 – Esqueça o que deu errado e recomece

Provavelmente algo vai dar errado no seu projeto, mas não desanime isso é normal e acontece até com os mais experientes, você deve acertar o que é necessário e recomeçar e caso a sua escolha não tenha sido uma das melhores, por exemplo um Blog sobre Ornitorrincos, rsrs , não desanime, escolha outro assunto e recomece!

30 – Juntando tudo

Agora é o momento de você começar o seu Blog, caso ainda não tenha feito isso, e preparar-se para o sucesso com a Criação de Blogs.

Sucesso pra você!

Resumo

1 – A Escolha do Nicho;

2 – Identifique os problemas do seu Avatar (Persona);

3 – Mostre como o seu Blog pode ajudar a resolver os problemas;

4 -Qual o conteúdo do seu Blog? ;

5 – Blogger – WordPress.com – WordPress.org;

6 – A importância do Nome do Domínio;

7 – Hospedagem e Configuração;

8 – Tudo começa nos títulos;

9 – O Conteúdo deve ser memorável e “Viral”;

10 – É hora de pensar no Funil de vendas;

11- Os resultados aparecem, tenha calma;

12 –  Ame o que você estiver fazendo;

13 – Espelhe-se nos melhores;

14 – Conte histórias;

15 – Fique de Olho na Concorrência;

16 – A importância da Aparência;

17 –  Não dispense uma boa discussão;

18 – O E-mail ainda é a melhor maneira de chegar até o seu cliente;

19 – Crie um E-book Gratuito com aparência profissional;

20 – Faça Vídeos;

21 – Grave Podcasts (Áudios);

22 – Encontre a sua voz! ;

23 – Escolha o seu local de Trabalho;

24 – Isso não é um Hobby, é um trabalho! ;

25 – Críticas constantes pode ser sinal de inveja! ;

26 – A verdadeira mudança começa com uma decisão ;

27 – Pare de comprar e comece a realizar! ;

28 – A recompensa é libertadora;

29 – Esqueça o que deu errado e recomece;

30 – Juntando tudo.

E você já começou ou pretende começar um Blog?

Ficarei feliz com o seu comentário! Participe e compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *